15/12/2021
Motocicletas

Honda CB 650R e CBR 650R 2022: a magia dos motores tetracilíndricos


Modernas e altamente tecnológicas, tanto a naked CB 650R Neo Sports Café como a esportiva CBR 650R apresentam novas cores e grafismos e são complementadas por detalhes na cor cobre na tampa do motor, além de um novo suporte de placa, mais moderno e refinado

Sumário:

1. Introdução
2. Generalidades do modelo
3. Características principais
4. Preço, cores e garantia

1. Introdução

Fãs das naked e aqueles que preferem as esportivas encontram no motor DOHC quatro cilindros em linha Honda um ponto de convergência. Apesar das marcantes diferenças entre a Honda CB 650R Neo Sport Café e a Honda CBR 650R, ambas compartilham o mágico “Four” de exatos 649cc, motor que é verdadeira referência tecnológica e garantia de performance superior.

Apresentadas no final de 2014, as Honda 650 desde então reproduzem em nosso país o sucesso alcançado em todo mundo. Renovadas quatro anos atrás, quando receberam importantes atualizações técnicas no motor, parte ciclística e design, tal evolução resultou no surgimento da Honda CB 650R Neo Sports Café, naked inspirada na irmã maior CB 1000R, e na esportiva Honda CBR 650R, cujo estilo remete imediatamente à superesportiva CBR 1000RR-R Fireblade.

Acessíveis e versáteis, esta dupla de Honda 650 são motocicletas direcionadas a uma ampla gama de usuários, e capazes de atender tanto aos anseios de novatos como também dos mais experientes. Potentes, mas “na mão”, as Honda 650 se destacam pelo justo equilíbrio, qualidade que está na raiz de seu sucesso.      

2. Generalidades dos modelos

O conceito Neo Sports Café aplicado a CB 650R valoriza as proporções compactas, e destaca o motor quatro cilindros em linha como forte elemento no design. Nesta versão 2022, a novidade principal é justamente o novo padrão cromático do motor, cuja base e o cabeçote agora são pintados em um elegante tom de bronze, com o bloco dos cilindros permanecendo preto.

Leve e ágil, a Honda CBR 650R se vale de uma nova e sofisticada suspensão dianteira tipo invertido SHOWA, que recebe a tecnologia do “Showa – Separate Funcion Big Piston Forks (SFF-BP)”. O chamado “Big Piston” é cerca de 3,5 vezes maior que o sistema anterior, e proporciona melhor amortecimento com menos pressão de óleo, o que resulta em uma resposta mais rápida e uma ação mais suave para melhor dirigibilidade e ciclística. A modernidade da iluminação full-LED de grupo ótico dianteiro circular, característico do estilo Neo Sports Café, faz par com o painel black out LCD, que traz indicador de marchas e luz-alerta shift-up, que avisa o momento ideal para troca de marchas. A posição de pilotagem agressiva é exaltada pelo guidão de alumínio cônico e pedaleiras recuadas.

Já na CBR 650R, o caráter esportivo traz o que se espera de uma moto com a sigla CBR. A agressividade das formas da carenagem é valorizada pelo grupo ótico duplo e tomadas de ar. O banco em dois níveis termina em uma rabeta essencial, e os semi-guidões fixados sob a mesa superior oferecem posicionamento coerente com a pilotagem esportiva.

Um vistoso painel black out LCD, com indicador de marchas e a iluminação full-LED acompanha a esportividade técnica determinada pela nova suspensão invertida Showa SFF-BP e frenagem com cálipers de fixação radial.

Além do mesmo motor, o tetracilindro DOHC arrefecido a líquido com câmbio de seis marchas, embreagem assistida, deslizante e dotado de sistema HSTC – Honda Selectable Traction Control, as CB 650R e a CBR 650R compartilham de um mesmo motor e chassi. A estrutura de tubos de aço tem arquitetura tipo Diamond, com a região da fixação do eixo da balança realizada com aço estampado.       

3. Características principais

3.1 Motor & ciclística

• Potência máxima de 88,4 cv a 11.500 rpm
• Torque máximo de 6,13 kgf.m a 8.000 rpm
• Embreagem deslizante de acionamento assistido
• Suspensão dianteira Showa SFF-BP (Showa – Separate Function Big Piston Forks) de 41mm de diâmetro

• Cálipers de freio dianteiro com fixação radial

A qualidade principal buscada pelos técnicos da Honda no desenvolvimento deste motor tetracilíndrico foi a obtenção de uma entrega de potência linear em médias rotações, sem todavia alterar o caráter que se espera de um quatro-em-linha: a forte progressão até a rotação-limite estabelecida em 11.500rpm.

Requintes técnicos como os pistões de saia assimétrica, cilindros com tratamento para redução de atrito e consumo de óleo fazem par com os comandos de válvulas que atuam diretamente nas válvulas, solução que reduziu o volume do cabeçote. Outro fator que revela a modernidade do projeto é o sistema de refrigeração, com passagens internas que eliminaram parte das mangueiras externas. A bancada dos cilindros, inclinada 30º à frente, o posicionamento do câmbio e o compacto motor de arranque atrás da bancada ajudaram a obtenção de um motor curto, que traz vantagem para o equilíbrio do conjunto.

Na Honda CB 650R as tomadas de ar são duas, posicionadas ao lado do tanque. Na Honda CBR 650R, as tomadas de ar ­duplas ficam na parte frontal da carenagem. A caixa do filtro de ar de generosas dimensões contribuiu significativamente para a entrega linear da potência. Idem com relação aos tubos de escape, corretamente dimensionados, e que elegantemente se unem abaixo do motor para encontrar a compacta ponteira realizada em aço inox.

A embreagem deslizante, que limita a perda de aderência da roda traseira em reduções de marcha extremas, favorece a pilotagem esportiva, assim como o acionamento da embreagem assistido reduz o esforço no acionamento da alavanca.

O controle de tração HSTC – Honda Selectable Traction Control –, comprova o estágio tecnológico das Honda 650. O sistema se vale de sensores para gerenciar as eventuais perdas de aderência do pneu traseiro, que podem ocorrer tanto em uso esportivo como no dia-a-dia em pisos de baixa aderência.

O chassi tubular de aço tipo Diamond das Honda CB 650R e CBR 650R é elemento protagonista, que em conjunto com as suspensões responde pela maneabilidade superior destes modelos. A moderna suspensão Showa SFF-BP (Separated Function Big Pistons Forks) é do tipo invertido, que concilia baixo peso e alta eficiência. Na suspensão traseira, o conjunto mola-amortecedor regulável na pré-carga da mola em sete posições atua vinculado diretamente a balança de suspensão traseira, que é assimétrica.  

O sistema de freios equipado com ABS de dois canais age nos discos dianteiros duplos tipo flutuante. Os cálipers de quatro pistões de fixação radial reduzem torções e favorecem maior sensibilidade e eficiência na frenagem. O disco traseiro tem cáliper de pinça simples. As rodas tem cinco raios duplos com pneus de medidas 120/70-ZR17 na dianteira e 180/55-ZR17 na traseira.

3.2 Design & aspectos práticos

• Novo para-lama traseiro/suporte de placa
• Iluminação full LED e painel LCD
• Porta USB-C sob o banco

As características do estilo Neo Sports Café – rabeta curta e grupo ótico circular, tanque anguloso – dão destaque ao motor de quatro cilindros em linha, agora em duas cores. O painel retangular LCD colado ao guidão cônico plano caracteriza a agressividade da CB 650R, certamente uma das mais harmoniosas naked da produção atual.

A CBR 650R conta com carenagem que entrega toda sua esportividade: faróis duplos e o par de tomadas de ar frontais compõe um conjunto de inegável agressividade. A posição de pilotagem é esportiva sem ser extrema, mérito do assento em dois níveis, semiguidões e pedaleiras corretamente posicionados.   

Ambas dispõem do dispositivo de segurança suplementar ESS (Emergency Stop Signal), que reconhece frenagens de emergência em velocidades superiores a 56 km/h e, através de sensores do módulo do ABS, aciona automaticamente o pisca-alerta.

4. Preço, cores, garantia

A Honda CB 650R e Honda CBR 650R 2022 tem garantia de três anos, sem limite de quilometragem, além do Honda Assistance (Assistência 24 horas) durante o período que durar a garantia. Os modelos chegam às concessionárias de todo o Brasil a partir de janeiro de 2022. O preço sugerido para a Honda CB 650R 2022 é de R$ 47.350,00. Para a Honda CBR 650R 2022 o preço sugerido é de R$ 49.750,00, base Distrito Federal, e não inclui despesas com frete ou seguro.

Cores disponíveis 

Honda CB 650R: Vermelho Perolizado e Cinza Metálico 
Honda CBR 650R: Vermelho e Cinza Fosco

Tags:
Motocicletas
Press Kit
Download

Veja também os releases relacionados

Honda X-ADV 2022: nova geração da scooter aventureira chega ainda mais tecnológica e atualizada no estilo
01/04/2022
Motocicletas
Honda X-ADV 2022: nova geração da scooter aventureira chega ainda mais tecnológica e atualizada no estilo

Renovada, mas sem perder a identidade que fez dela sucesso global, a X-ADV…

Honda NC 750X 2022, renovada no design e na técnica, e agora em duas versões: com câmbio convencional ou com a exclusiva transmissão DCT – Dual Clutch Transmission
22/03/2022
Motocicletas
Honda NC 750X 2022, renovada no design e na técnica, e agora em duas versões: com câmbio convencional ou com a exclusiva transmissão DCT – Dual Clutch Transmission

A mais versátil motocicleta de alta cilindrada do lineup da Honda foi alvo…

Honda CB 1000R 2022: pioneira do estilo Neo Sports Café ganha atualizações no estilo, ajustes técnicos e conectividade, além de versão exclusiva Black Edition
27/02/2022
Motocicletas
Honda CB 1000R 2022: pioneira do estilo Neo Sports Café ganha atualizações no estilo, ajustes técnicos e conectividade, além de versão exclusiva Black Edition

Novo farol, rodas, molduras do radiador e o inédito painel TFT colorido,…

Honda anuncia três grandes novidades para 2022: CB 1000R, X-ADV e NC 750X em versões que trazem ainda mais inovação ao segmento de alta cilindrada
17/12/2021
Motocicletas
Honda anuncia três grandes novidades para 2022: CB 1000R, X-ADV e NC 750X em versões que trazem ainda mais inovação ao segmento de alta cilindrada

Importantes aperfeiçoamentos foram incorporados a todos estes modelos: a…

Honda é a grande campeã da 6ª edição do Selo Maior Valor de Revenda 2021
14/12/2021
Motocicletas
Honda é a grande campeã da 6ª edição do Selo Maior Valor de Revenda 2021

Com valorização de 11,8% após um ano de uso, a Honda CG 160 se sagrou…

Honda CB Twister 2022: a líder da categoria
19/11/2021
Motocicletas
Honda CB Twister 2022: a líder da categoria

A Honda CB Twister ocupa um lugar especial no panorama da indústria…

Honda RedRider: renovação impulsiona e amplia as atividades
12/11/2021
Motocicletas
Honda RedRider: renovação impulsiona e amplia as atividades

Lançado em 2018, o programa de experiências Honda RedRider chega a uma…

Honda Elite 125 2022: a nº1 de seu segmento
28/10/2021
Motocicletas
Honda Elite 125 2022: a nº1 de seu segmento

A Honda Elite 125 completa três anos no mercado nacional se reafirmando…

Honda XRE 190 ABS 2022: cores e grafismos inéditos são destaque do modelo campeão de versatilidade e robustez
07/10/2021
Motocicletas
Honda XRE 190 ABS 2022: cores e grafismos inéditos são destaque do modelo campeão de versatilidade e robustez

A tradição da Honda de oferecer motocicletas versáteis e competentes para…

Honda Biz 125 e Biz 110i 2022: com mais de 4 milhões de unidades produzidas, modelo recebe atualizações estéticas e novas cores
28/09/2021
Motocicletas
Honda Biz 125 e Biz 110i 2022: com mais de 4 milhões de unidades produzidas, modelo recebe atualizações estéticas e novas cores

Pensada exclusivamente para o Brasil, a Biz nasceu de um projeto arrojado…

Avisos importantes

1. Este site utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação e oferecer a você um conteúdo personalizado sobre nossos produtos e serviços. Ao continuar navegando, consideramos que você está ciente de nossa Política de Privacidade. Para mais informações, clique aqui.

2. Fique atento a fraudes envolvendo ofertas e promoções de produtos ou serviços Honda, procure uma concessionária autorizada ou nossos canais oficiais, para saber mais clique aqui