16/05/2024
Corporativo

Resumo da coletiva de imprensa da Honda sobre o Direcionamento das Iniciativas de Eletrificação e Estratégia de Investimento


  • Abordagem para as metas de eletrificação: 

A Honda não mudou a sua convicção de que os EVs (eletric vehicles ou veículos elétricos, em português) são a solução mais eficaz na área de produtos de pequena mobilidade, como motocicletas e automóveis, e a meta de eletrificação da Honda para fazer com que os EVs e FCEVs (veículos a célula de combustível, em português) representem 100% das suas vendas globais de veículos até 2040 permanece inalterada. A Honda deve olhar para o período de popularização dos veículos elétricos e construir uma marca forte de veículos elétricos e uma base de negócios sólida de veículos elétricos numa perspectiva de médio e longo prazo.

  • Revisão estrutural das operações de compras e produção:

Por meio do estabelecimento de uma cadeia de valor de veículos elétricos verticalmente integrada com foco central nas baterias, a partir de 2030, a Honda reduzirá o custo da bateria a ser adquirida na América do Norte em mais de 20% em comparação com o custo das baterias atuais. 

A Honda estabelecerá uma estrutura de negócios competitiva com o objetivo de reduzir o custo geral de produção em aproximadamente 35%. A Honda já tem perspectivas positivas para garantir baterias suficientes para a produção projetada de aproximadamente 2 milhões de EVs por ano.

  • Estratégia de line up dos EVs: 

Para a “Honda 0 Series”, uma série global de veículos elétricos que será a flagship da Honda, um total de sete modelos serão lançados globalmente até 2030, incluindo vários modelos que variam de pequeno a grande porte. Como parte da eletrificação com o uso do Honda Mobile Power Pack e: (MPP), a Honda lançará um produto de micromobilidade no Japão que será equipado com 4 MPPs antes do final do ano fiscal de 2026, aprimorando as aplicações dos MPPs.

  • Estratégia financeira:

A Honda está planejando investir aproximadamente 10 trilhões de ienes em recursos ao longo do período de 10 anos até 2030, quando se espera que o período de plena popularização dos EVs seja iniciado. A Honda buscará investimentos ambiciosos ​​para futuro crescimento e retorno aos acionistas.

O Diretor, Presidente e Representative Executive Officer (CEO Global) da Honda Motor Co., Ltd., Toshihiro Mibe, realizou uma coletiva de imprensa sobre as iniciativas da Honda centradas na eletrificação automotiva.

A seguir está um resumo de suas observações:

  1. Abordagem da Honda para a eletrificação e iniciativas para atingir seus objetivos:

O ambiente em torno da eletrificação automotiva está passando por mudanças significativas e, em algumas regiões, a sensação de uma desaceleração no crescimento do mercado de EVs está ganhando atenção. Existem várias abordagens em relação ao objetivo de neutralidade de carbono da Honda para 2050. Por exemplo, para alcançar “impacto ambiental zero” na propulsão de produtos de grande mobilidade, como aeronaves e embarcações de grande porte, o uso de SAF*1 e e-Fuel tem sido visto como uma solução de alto potencial, do ponto de vista de alcance. 

Por outro lado, a Honda não mudou a sua convicção de que os EVs são a solução mais eficaz na área de produtos de pequena mobilidade, como motocicletas e automóveis. Olhando para a tendência a partir de uma perspectiva de longo prazo, a Honda está confiante de que a mudança para os EVs continuará a ocorrer de forma constante. Sem se deixar levar pelas atuais mudanças na situação, a Honda deve olhar adiante, para o período de popularização dos EVs, que começará na segunda metade da década de 2020 e construir uma marca e um negócio de EVs fortes numa perspectiva de médio e longo prazo.

A partir de 2030, a Honda planeja fazer com que os EVs e FCEVs representem 40% das suas vendas globais de automóveis e sejam produzidas mais de 2 milhões de unidades de EV. Trabalhando em direção a este futuro, a Honda seguirá de forma constante com as três iniciativas seguintes, ao mesmo tempo que toma decisões de investimento no momento certo:

  1. Introdução de EVs atrativos que só a Honda pode oferecer
  2. Estabelecimento de uma cadeia de valor abrangente de EVs com foco central em baterias
  3. Avanço das tecnologias e instalações de produção de EV

Por meio destas iniciativas, a Honda pretende alcançar um retorno sobre as vendas de 5% a partir de 2030 para seus negócios de EVs para aumentar ainda mais a sua margem de lucro e tornar o seu negócio de BEV (veículos elétricos à bateria) autossustentável.

*1 SAF: sustainable aviation fuels (combustíveis de aviação sustentáveis, em português) 

1-1.  Introdução de EVs atrativos que só a Honda pode oferecer

A “Honda 0 Series”, que desempenhará um papel fundamental na estratégia de EVs da Honda, será uma série de veículos elétricos completamente nova que a Honda criará do “zero” com uma nova abordagem de desenvolvimento de EVs: “Thin, Light, and Wise” (na tradução livre: Fino, Leve e Sábio). Em janeiro deste ano, na CES, foram apresentados dois modelos conceito, nomeados Saloon e Space-Hub. Para o Saloon, que se tornará um modelo flagship da série, a Honda está planejando o lançamento no mercado de um modelo muito semelhante a este conceito, em 2026.

  • “Thin”

A Honda irá se esforçar para oferecer valor aos clientes com um “espaço” que se destaque tanto no desempenho de condução como no conforto, incorporando o apreciado conceito da Honda M/M (“máximo para o homem e mínimo para a máquina”) *2 na era EV.

  • Com a adoção de uma nova plataforma dedicada para veículos elétricos de médio a grande porte e uma unidade de potência ainda mais avançada, será desenvolvido um conjunto de características com um estilo sem precedentes, com uma altura baixa e balanços dianteiros e traseiros curtos.
  • Com a adoção de um recém desenvolvido e compacto e-Axle (eixo elétrico) e de uma bateria ultrafina de primeira classe mundial, o espaço do motor e o assoalho ficarão mais finos. Além disso, tanto o estilo de altura mais baixa do veículo como um interior espaçoso e confortável serão alcançados por meio da aplicação de tecnologias que a Honda acumulou ao longo da sua longa história na fabricação de automóveis. Isto inclui a otimização do layout das peças, a redução do número de peças, bem como a adoção da tecnologia de controle de colisão da Honda e a adoção de estruturas de carroceria que combinam excelente design e desempenho. 
  • Além disso, o interior será projetado para oferecer mais conforto e diversão ao dirigir, apresentando uma interface de usuário intuitiva e uma visibilidade estimulante.

*2 O conceito “máximo para o homem e mínimo para a máquina” é uma abordagem básica ao design dos automóveis Honda, que visa aumentar a eficiência do interior do veículo ao maximizar o espaço para as pessoas e minimizar o espaço necessário para os componentes mecânicos.

 

  • “Light”

Para os seus novos modelos da série EV, a Honda irá buscar uma condução esportiva que conduza à “alegria de dirigir”, que tem sido um compromisso na produção de automóveis da marca.

Além de estruturas de carroceria mais leves, os novos modelos da série EV adotarão uma unidade de potência totalmente nova, que se tornou mais leve e mais fina por meio da aplicação das tecnologias originais da Honda acumuladas pelo desenvolvimento de máquinas de F1 e modelos HEV (híbridos). Isso permitirá reduzir o peso total do veículo em aproximadamente 100 kg (220 libras) em comparação com os EVs iniciais da Honda.

  • Componentes pesados, como a bateria e a unidade de potência, serão colocados na parte inferior e no centro da carroceria do veículo para obter um centro de gravidade baixo, resultando em um comportamento estável do veículo e um desempenho de direção ágil e esportivo.
  • Como tecnologia para realizar o controle do veículo de acordo com a vontade do motorista, um avanço adicional foi alcançado no sistema de gerenciamento de movimento desenvolvido com base na tecnologia de controle de postura que a Honda acumulou por meio do desenvolvimento de suas tecnologias robóticas originais.
  • Ao combinar a unidade de potência altamente eficiente e a excelente tecnologia aerodinâmica que a Honda acumulou pelas atividades de esportes motorizados, os novos modelos da série EV alcançarão uma experiência de condução esportiva exclusiva da Honda e o desempenho de eficiência energética de classe mundial. Com isso, a Honda se esforçará para alcançar autonomia suficiente de mais de 300 milhas (480 km)*3 para cada um dos modelos da “Honda 0 Series”. 

     

  • “Wise”

Equipados com um sistema operacional original do veículo, os modelos “Honda 0 Series” oferecerão uma experiência digital (UX Digital) otimizada e individual para cada cliente, em conjunto com o avanço das tecnologias conectadas. As funções do veículo serão continuamente atualizadas com atualizações OTA (over-the-air, ou seja, “via a ar” na tradução para português, referindo-se à capacidade de entregar ao cliente as atualizações remotas do software) o que irá promover ainda mais os EVs como produtos atrativos que só a Honda pode oferecer.

  • A Honda desenvolverá de forma independente a Arquitetura E&E, o sistema operacional do veículo, que é a camada superior da arquitetura geral, bem como as várias aplicações que estarão no sistema operacional do veículo. A Honda aplicará customização original aos semicondutores SoC (system-on-chip) que serão instalados nos modelos “Honda 0 Series”. Por exemplo, esse SoC personalizado contará com IA, que é essencial para o avanço da automação e inteligência, e ainda ajuda a reduzir o consumo de energia.
  • Os modelos EV que apresentaremos na segunda metade da década de 2020 avançarão continuamente de forma a possuírem inteligência para estarem mais atentos às preferências e necessidades de cada cliente.
  • Os modelos “Honda 0 Series” que serão introduzidos na segunda metade da década de 2020 adotarão uma arquitetura centralizada, que consolidará múltiplas ECUs (Electronic Control Unit ou unidade de controle eletrônico, em português), que servem funções individuais para controlar os sistemas, para uma ECU central e servir como um único “cérebro” para todo o veículo. Isso alinhará todas as funções e possibilitará oferecer rapidamente novas e inspiradoras experiências, nunca antes possíveis. Com isso, os modelos EV da Honda avançarão continuamente de forma que possuam inteligência para estar mais atentos às preferências e necessidades de cada cliente.
  • Quanto aos AD/ADAS (automated driving and advanced driver assistance systems, ou seja, sistema avançado de assistência ao condutor), a Honda pretende oferecer uma experiência de mobilidade integrada, não apenas dentro do veículo, mas em todo o processo, desde o momento em que o cliente entra no veículo até sair dele. Para este fim, o AD/ADAS será avançado para estar em mais sintonia com as sensibilidades humanas, adotando tecnologias de detecção e inteligência mais avançadas, incluindo IA. Quanto às tecnologias de assistência ao condutor, a tecnologia de condução autônoma de Nível 3, que a Honda colocou em prática antes de outras empresas ao redor do mundo, será utilizada para disponibilizar funções de condução autônoma numa gama mais ampla de velocidades em vias rápidas, bem como em vias regulares. Além disso, ao fornecer aos clientes um suporte consistente para toda a sua experiência de mobilidade, incluindo a de retirada e estacionamento do veículo em locais fora de casa, a Honda irá concretizar “a alegria e a liberdade da mobilidade” com menos stress para os clientes.

*3 Uma autonomia medida com base nos padrões estabelecidos pela EPA (Agência de Proteção Ambiental dos EUA)

  1-2. Estabelecimento de uma cadeia de valor abrangente de EVs com foco central em baterias

Para garantir uma elevada competitividade numa perspectiva de longo prazo, a Honda irá se esforçar para construir cadeias de valor por etapas, com foco central nas baterias, que são componentes essenciais dos EVs e determinam a competitividade destes.

  • O início dos EVs: a primeira metade da década de 2020

    A Honda irá adquirir de forma estável o volume necessário de baterias, enquanto mantém os custos fixados, fortalecendo parcerias externas para as baterias líquidas de íon-lítio em cada respetiva região.

  • O período de transição para os EVs:na metade da década de 2020

A Honda iniciará a produção de baterias com seus parceiros de joint venture.

Nos EUA, em 2025, a joint venture para a fábrica de baterias EV com a LG Energy Solution iniciará a produção com capacidade de 40 GWh de baterias por ano. Ao construir uma cadeia de valor sólida com o seu parceiro, que terá a maior escala na América do Norte, a Honda obterá um custo de bateria competitivo. Além disso, as baterias leves e compactas, que serão produzidas com tecnologias de embalagem de alta densidade da Honda, serão instaladas nos modelos “Honda 0 Series” e contribuirão para aumentar o valor do produto desses modelos.

Além da produção de veículos elétricos, a Honda irá expandir o âmbito do seu negócio para o ciclo de vida da bateria, que inclui as áreas de serviço de carregamento, serviço de energia e reuso/reciclagem. A Honda construirá uma base de negócios estável, expandindo as áreas de negócios de baterias que a Honda fará internamente.

  • O período de popularização para os EVs: a segunda metade da década de 2020

A Honda expandirá ainda mais o seu âmbito de negócio de baterias e irá se esforçar para construir uma cadeia de valor para veículos elétricos verticalmente integrada e abrangente, com foco central em baterias, que inclua todos os aspectos da produção de EVs, desde a aquisição de matérias-primas, principalmente para baterias, até à produção de produtos acabados, bem como o reuso e reciclagem de baterias.

No Canadá, a Honda iniciará a produção interna da bateria EV que está sendo desenvolvida em parceria com a GS Yuasa. Quanto aos principais materiais para baterias, no Canadá, a Honda prosseguirá com a internalização da produção, produzindo materiais catódicos com a POSCO Future M e separadores com a Asahi Kasei, nas respectivas novas fábricas de joint venture a serem construídas.

Além disso, a Honda pretende construir uma cadeia de valor abrangente com visão para a utilização secundária e reciclagem de baterias EV. Com isso, além de otimizar os preços das baterias e alcançar um fornecimento estável, a Honda garantirá a competitividade de toda a sua cadeia de valor, incluindo as áreas ascendentes e derivadas do negócio de baterias EV.

Com essas iniciativas, em 2030, a Honda reduzirá o custo da bateria a ser adquirida na América do Norte em mais de 20% em relação ao custo das baterias atuais. Quanto às baterias necessárias para a produção de aproximadamente 2 milhões de unidades de EV planejadas para 2030, já temos uma perspectiva positiva para garantir baterias suficientes.

  1-3. Avanço das tecnologias e instalações de produção de EV

O período de transição do ICE (motores de combustão interna) para o EV até meados da década de 2020 será uma fase em que a Honda responderá com flexibilidade às mudanças na demanda e no ambiente de negócios, garantindo ao mesmo tempo a rentabilidade. Durante esta fase, as nossas instalações de produção existentes serão totalmente utilizadas para produzir modelos ICE e EV na mesma linha.

Além disso, a Honda irá avançar nas suas operações de produção por meio da incorporação constante de tecnologias avançadas necessárias para concretizar o conceito “Thin, Light and Wise”. Isto levará ao estabelecimento de uma estrutura de produção altamente eficiente em fábricas dedicadas a veículos eléctricos no futuro.

Quanto à linha de produção da bateria leve, que será a chave para a produção de EV, a nova linha de produção de caixas de bateria a ser instalada em nossa fábrica de Anna, em Ohio (Estados Unidos), será equipada com megamáquinas de fundição, que são máquinas de fundição de alta pressão da classe de 6.000 toneladas.

Isso reduzirá bastante o número total de peças que consistem na caixa da bateria e nas peças secundárias, de mais de 60 para 5 peças. Além disso, combinado com a tecnologia de soldagem por fricção e mistura (FSW - friction stir welding), o investimento será reduzido e a eficiência da produção aumentará ao mesmo tempo.

A Honda se tornou a primeira empresa no Japão*4 a instalar uma megamáquina de fundição da classe de 6.000 toneladas em sua unidade de P&D de tecnologia de produção localizada em Tochigi, Japão, atualmente sendo verificada para produção em massa.

Incluindo a aplicação na produção de grandes peças de estrutura de alumínio fundido no futuro, a tecnologia de fundição sob pressão será continuamente avançada.

Quanto à linha de montagem de baterias, será adotado o “Sistema de Produção Flex Cell” original da Honda. Este sistema combina 1) a configuração de peças modulares de acordo com a função do produto do veículo e 2) o “sistema de produção em células” que reúne em uma única área os equipamentos, gabaritos e equipe de funcionários produtivos necessários para cada processo de fabricação. A adoção do Sistema de Produção Flex Cell antes do início da produção de veículos elétricos com capacidade total permitirá respostas flexíveis às mudanças nos modelos de produção e às flutuações no volume de produção. Além disso, ao utilizar o Digital Twin, que reproduz em tempo real as condições reais da linha de produção em um ciberespaço, a eficiência da produção em vários aspectos, incluindo o fornecimento de peças às fábricas, o volume de produção e a velocidade, serão otimizados. Desta forma, a Honda fornecerá os produtos em tempo hábil e de acordo com as necessidades do mercado.

No futuro, a Honda planeja expandir ainda mais o âmbito de aplicação destas tecnologias, para além da linha de produção de baterias, e aplicá-las a todas as linhas nas instalações de produção de veículos elétricos da Honda.

Por fim, o culminar destas iniciativas será demonstrado na fábrica dedicada de veículos elétricos, que entrará em funcionamento em 2028 no Canadá. Ao alcançar a eficiência de produção nos níveis mais altos do mundo, incluindo um aumento significativo nas taxas de utilização da capacidade e uma redução de custos fixos, a Honda pretende reduzir o custo geral de produção em aproximadamente 35% em comparação com as linhas de produção convencionais de fluxo misto.

*4 Honda internal research 

 

   2. Avanço da operação geral com interligação de dados em tempo real 

Além das iniciativas nas áreas de produto, compras e produção, a Honda avançará ainda mais todas as operações de negócios de automóveis, desde o planejamento até os serviços pós-venda, vinculando-os ao software.

Ao utilizar dados obtidos dos produtos de mobilidade definidos por software originais da Honda, torna-se possível oferecer produtos e valor baseado na experiência individual e mais adaptados a cada cliente em todas as situações, e com maior velocidade. Por exemplo, dados sobre as últimas tendências de mercado e as preferências dos clientes obtidos “no local” das vendas serão transmitidos às nossas equipes de desenvolvimento e produção de produtos em tempo real, permitindo a entrega mais rápida possível de produtos otimizados para satisfazer as necessidades dos nossos clientes e do mercado.

Além disso, os dados do veículo obtidos em tempo real por meio da função conectada serão vinculados às operações de serviço da Honda, permitindo à marca formular e propor um menu de serviço ideal para os clientes em tempo real pelo aplicativo dedicado da Honda.

Indo além destes exemplos, ao conectar, de forma constante, toda a cadeia de valor aos dados mais recentes, a Honda construirá um sistema que permitirá respostas rápidas e flexíveis às rápidas mudanças no mercado de EV.

 

  3. Estratégia de line up dos EVs

Preparando-se para o início do período de popularização dos veículos elétricos em 2030, a Honda lançará estrategicamente modelos de veículos elétricos em todo o mundo, principalmente com modelos “Honda 0 Series”. Além disso, no que diz respeito aos modelos híbrido-elétricos, para os quais a procura é forte no mercado atual, a Honda irá melhorar ainda mais o desempenho e melhorar a gama a nível global.

A seguir está o esboço dos planos de introdução de novos modelos:

<EVs>

  • Honda 0 Series - série global EV 

Os modelos “Honda 0 Series” serão introduzidos pela primeira vez na América do Norte em 2026 e depois lançados globalmente. Incluindo vários modelos que variam de pequeno a grande porte, um total de sete modelos serão lançados globalmente até 2030.

  • Lineup EV na China

A Honda apresentará um total de 10 modelos de veículos elétricos da marca até 2027 e fará com que os veículos elétricos representem 100% das vendas de automóveis na China até 2035. A Honda revelou a “Ye Series”, uma nova série de veículos elétricos que seguirá a “e:N Series” atualmente disponível, continuando a aprimorar sua linha de EV na China.

  • Linha de EVs de pequeno porte

Começando com o N-VAN e:, um mini-EV de uso comercial que estará à venda no Japão neste outono, a Honda fará lançamentos sequenciais de EVs de pequeno porte em regiões onde houver necessidade deles. Isto também incluirá a introdução de modelos mini-EV de uso pessoal em 2025, bem como pequenos EVs que enfatizam a “alegria de dirigir”, em 2026.

< Eletrificação com uso do Honda Mobile Power Pack>

  • Em 2024: Introdução de modelos de motocicletas elétricas que serão movidas por dois MPPs
  • No ano fiscal de 2026 (ano fiscal encerrado em 31 de março de 2026): Introdução de um produto de micromobilidade que será equipado com 4 MPPs no Japão

<Avanço dos modelos HEV>

  • O sistema híbrido-elétrico de dois motores original da Honda, nomeadamente o sistema e:HEV, bem como as plataformas HEV serão renovadas. Após a renovação, o sistema e:HEV será mais leve e mais eficiente, e as plataformas também serão mais eficientes e compartilhadas por mais modelos, conseguindo uma maior economia de combustível e uma experiência de condução emocionante e de alta qualidade.
  • A Honda redirecionará suas tecnologias de desenvolvimento de veículos elétricos para modelos elétricos híbridos e adotará um sistema de tração integral elétrica (e-AWD, electric all-wheel drive) que aproveita o motor instalado nos modelos de veículos elétricos. Comparado com o sistema convencional de tração integral mecânica, o sistema e-AWD aumentará a potência máxima da força motriz e permitirá um controle mais ágil e preciso na distribuição da força motriz. Além disso, ao aplicar o controle cooperativo juntamente com o Sistema de Gestão de Movimento, o sistema e-AWD obterá um excelente desempenho de condução, ao mesmo tempo que estabiliza o comportamento do veículo, proporcionando aos clientes tranquilidade e diversão de condução.

A Honda oferecerá seus modelos híbridos mais avançados a um grande número de clientes em todo o mundo. Ao mesmo tempo, a estrutura do nosso negócio ICE, que inclui modelos híbrido-elétricos, será ainda mais fortalecida para garantir lucros consistentes. Depois, os fundos gerados pelos negócios da ICE serão investidos em veículos elétricos e outros novos negócios.

 

  4. Estratégia financeira – Garantia de recursos para investir/Alocação de capital

Para que a Honda concretize a sua estratégia de eletrificação, será essencial fazer investimentos estratégicos no momento certo. Portanto, a Honda está planejando investir aproximadamente 10 trilhões de ienes em recursos durante o período de 10 anos até 2030, quando se espera que o período de plena popularização dos EVs tenha começado. 

A divisão do investimento de 10 triliões de ienes segue:

  • Aproximadamente 2 trilhões de ienes para despesas de P&D para a realização de veículos definidos por software
  • Aproximadamente 2 trilhões de ienes para investimentos e contribuições de capital relacionados ao estabelecimento de cadeias de valor abrangentes de EV em mercados-chave, como os EUA, Canadá e Japão
  • Aproximadamente 6 trilhões de ienes, uma soma de 3 trilhões de ienes para despesas relacionadas ao desenvolvimento e 3 trilhões de ienes para investimentos, para as áreas relacionadas ao nosso Monozukuri (palavra japonesa para “arte de fazer coisas”), tais como: 
    • De 2021 a 2025 (uma fase para fortalecer o negócio de produtos ICE e investir recursos para negócios de EV)

- A área de produção que inclui a construção de fábricas dedicadas de produção de veículos elétricos de próxima geração

- Eletrificação de motocicletas

- Desenvolvimento de novos modelos EV

- Investimento em fabricação de matrizes

Ao avaliar cuidadosamente o nível de popularização dos EVs no mercado, a Honda tomará decisões de investimento com flexibilidade e no momento apropriado.

O resultado financeiro gerado pela Honda será destinado 1) ao investimento de recursos para garantir nosso crescimento futuro e 2) ao retorno aos acionistas. Os planos para alocação de capital em toda a empresa são descritos abaixo.

  • De 2021 a 2025 (uma fase para fortalecer o negócio de produtos ICE e investir recursos para negócios de EV)

A Honda irá gerar 12 trilhões de ienes em fluxo de caixa operacional, fortalecendo seus negócios de motocicletas e ICE/HEV. Esse dinheiro será alocado entre negócios de EV, negócios de ICE/HEV e investimentos em novas áreas, ao mesmo tempo em que serão pagos dividendos estáveis e contínuos. Como a Honda vem prosseguindo com o plano de recomprar 780 bilhões de ienes de nossas próprias ações durante o período de quatro anos do ano fiscal de 2022 ao ano fiscal de 2025 para atingir o PBR (price-to-book ratio, na tradução para português relação preço/valor contábil) acima de 1 o mais cedo possível, a eficiência do capital será melhorada, incluindo a otimização do montante de capital próprio acumulado no passado. 

  • De 2026 a 2030 (uma fase de conversão completa do negócio de ICE para EV)

A Honda irá se esforçar para ganhar o mesmo nível de caixa que no período 2021-2025, aumentando o fluxo de caixa operacional por meio do aumento das vendas unitárias de motocicletas, principalmente em países emergentes, e melhorando ainda mais a estrutura de negócios do negócio ICE/HEV. Além disso, a Honda melhorará a rentabilidade do seu negócio de veículos elétricos com o objetivo de atingir 5% de ROS e aumento nas vendas de unidades de veículos elétricos para adicionar mais fluxo de caixa operacional. Ambos combinados, a Honda se esforçará para gerar mais caixa do que no período 2021-2025.

Quanto à alocação de recursos, a Honda irá acelerar ainda mais o seu investimento de recursos nas áreas de eletrificação e software para garantir o crescimento do nosso negócio de veículos elétricos. Ao mesmo tempo, a Honda continuará a efetuar pagamentos de dividendos estáveis e contínuos e a recompras rápidas de ações para obter retorno aos acionistas.

Quanto aos dividendos, a Honda planeja pagar mais de 1,3 trilhão de ienes para o período fiscal de 2022-2026 e mais de 1,6 trilhão de ienes para o período fiscal de 2027-2031.

Estes montantes de pagamento de dividendos indicam a nossa intenção de efetuar pagamentos de dividendos estáveis e contínuos sem reduzir o dividendo por ação, mesmo que os lucros a curto prazo flutuem como resultado de investimentos iniciais contínuos que serão necessários durante o período de transformação.

A Honda irá maximizar a geração de caixa a partir da base de lucros construída até o momento, bem como das novas áreas de crescimento. Ao fazê-lo, serão prosseguidos investimentos ambiciosos para o crescimento futuro e retornos sólidos para os acionistas. 

 

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