20/05/2025
Corporativo

Resumo da coletiva de imprensa da Honda


A Honda irá realinhar sua estratégia de negócios automotivos para abordar o atual ambiente de negócios

O Diretor, Presidente e Representative Executive Officer (CEO Global) da Honda Motor Co., Ltd., Toshihiro Mibe, realizou hoje uma coletiva de imprensa sobre as iniciativas da Honda centradas na eletrificação de automóveis.

A seguir, um resumo de suas declarações:

1. Mudanças recentes no mercado de veículos elétricos (EV) e a direção do realinhamento estratégico

Para oferecer, de forma sustentável, a alegria e liberdade da mobilidade, a Honda tem priorizado iniciativas nas áreas de meio ambiente e segurança, incluindo a meta de “alcançar a neutralidade de carbono para todos os produtos e atividades corporativas” e “zero fatalidades em colisões de trânsito” até 2050.

Para produtos de mobilidade de pequeno porte, incluindo veículos de passageiros, a Honda acredita que os veículos elétricos (EVs) são a solução ideal para alcançar a neutralidade de carbono a longo prazo. Com base nessa crença, a Honda tomou a decisão estratégica de realizar uma grande mudança em direção à popularização dos EVs e tem avançado com várias iniciativas.

Enquanto isso, o ambiente ao redor da indústria automobilística está mudando dia após dia. A incerteza no ambiente de negócios está aumentando, devido particularmente à desaceleração na expansão do mercado de EVs, causada por vários fatores, incluindo mudanças nas regulamentações ambientais, que eram a premissa para a ampla adoção de EVs, bem como mudanças nas políticas comerciais de vários países. Para manter sua competitividade nesse ambiente de negócios e continuar a ajudar e inspirar as pessoas por meio de seus produtos e serviços de mobilidade, a Honda deve criar um novo valor não apenas por meio da eletrificação, mas também com a aplicação aprimorada de tecnologias inteligentes, e então oferecer esse valor a uma gama mais ampla de clientes de maneiras mais acessíveis e econômicas.

A partir dessa perspectiva, a Honda realinhará sua estratégia de eletrificação automotiva nas seguintes duas direções:

  • Aumentar ainda mais a competitividade dos modelos EV e HEV com foco principal na aplicação de tecnologias inteligentes
  • Fortalecer sua base de negócios por meio da reavaliação do portfólio de sistemas de propulsão

Na área de aplicação de tecnologias inteligentes, que será a área competitiva mais crítica do negócio automotivo no futuro, enquanto foca no desenvolvimento independente de sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS) de próxima geração como força motriz chave, a Honda criará novo valor a partir de múltiplos aspectos, aproveitando também a colaboração com parceiros. Com esse foco principal no avanço das aplicações de tecnologia inteligente, a Honda fortalecerá sua base de negócios reavaliando seu portfólio de sistemas de propulsão, como EVs e HEVs.

Quanto aos EVs, devido à revisão do plano de lançamento de produtos considerando a recente desaceleração do mercado, a proporção de vendas globais de EVs da Honda em 2030 agora deve ficar abaixo da meta anteriormente anunciada de 30%. Por outro lado, a demanda atual do mercado por modelos HEV é alta. Portanto, a Honda posicionará seus HEVs, principalmente modelos HEV de próxima geração a serem introduzidos no mercado a partir de 2027, como o sistema de propulsão que desempenhará um papel fundamental durante o período de transição em direção à popularização dos EVs e aprimorará ainda mais sua linha de HEVs.

Com a execução constante desse realinhamento, até 2030, a Honda se esforçará para aumentar o volume total de vendas de automóveis para acima do nível atual de 3,6 milhões de unidades, com uma meta de vendas de HEVs de 2,2 milhões de unidades como ponto central.

 

1-1. Aumentando a competitividade dos modelos de automóveis por meio do desenvolvimento e aplicação ampliada de ADAS de próxima geração

Como uma das tecnologias-chave para aprimorar a aplicação de tecnologias inteligentes, a Honda está atualmente desenvolvendo seu sistema original de assistência ao motorista de próxima geração (ADAS), que auxilia o motorista com operações do veículo, como aceleração e direção, ao longo de toda a rota, seja em rodovias ou vias urbanas, até o destino inserido no sistema de navegação. Desenvolver ADAS de próxima geração é especialmente desafiador em áreas urbanas, onde há vários tipos de pessoas compartilhando a via e onde as curvas em interseções são frequentes. No entanto, aproveitando as tecnologias de reconhecimento e planejamento de comportamento acumuladas por meio do desenvolvimento de direção automatizada, a Honda está trabalhando para desenvolver ADAS de próxima geração que permita uma condução segura e confortável até o destino, inclusive em ambientes urbanos. A Honda aplicará esse novo ADAS de próxima geração a uma ampla gama de modelos-chave de EVs e HEVs que serão lançados na América do Norte e no Japão por volta de 2027.

Atualmente, as tecnologias de ADAS de próxima geração estão sendo adotadas principalmente em modelos EV e PHEV de alto padrão devido a desafios técnicos, como restrições de fornecimento de energia e a necessidade de resfriamento do SoC. No entanto, o sistema híbrido completo da Honda possui vantagens tecnológicas necessárias para superar tais desafios, pois realiza uma gestão de energia altamente eficiente. Além disso, com base no conceito M/M*1 da Honda, que busca maximizar o espaço disponível para as pessoas e minimizar o espaço necessário para os componentes mecânicos, a Honda pode instalar dispositivos relacionados ao ADAS minimizando o impacto no espaço interno e no design do veículo, o que torna possível equipar veículos de pequeno porte com ADAS de próxima geração.

Aproveitando essas forças únicas das tecnologias de design de carros e do HEV da Honda e adotando esse ADAS de próxima geração não apenas em EVs, mas também em HEVs cada vez mais populares, a Honda aproveitará sua grande escala de negócios para alcançar alta competitividade e baixo custo, oferecendo um “prazer de mobilidade” de alto valor agregado a preços acessíveis para mais clientes.

Na China, onde a eletrificação e a aplicação de tecnologias inteligentes estão avançando mais rapidamente do que em outras regiões, a Honda trabalhará com a Momenta Global Limited, uma startup chinesa que desenvolve tecnologia de direção autônoma, para desenvolver ADAS de próxima geração otimizados para as condições das estradas na China e instalá-los em todos os futuros modelos que a Honda lançará no país.

*1 O conceito “máximo para o homem e mínimo para a máquina” é uma abordagem básica ao design dos automóveis Honda, que visa aumentar a eficiência do interior do veículo ao maximizar o espaço para as pessoas e minimizar o espaço necessário para os componentes mecânicos.

 

1-2. Fortalecendo a estratégia de EVs da Honda

A Honda avançará ainda mais seu sistema híbrido original de dois motores, o sistema híbrido e:HEV, e plataformas em todos os aspectos. Tanto os sistemas e:HEV de pequeno quanto de médio porte realizarão o sistema de propulsão mais eficiente do mundo por meio de vários avanços, como a expansão da autonomia onde o motor opera com maior eficiência e o aumento da eficiência de condução da unidade híbrida. Ao combinar esse sistema híbrido com 1) uma plataforma de próxima geração que é avançada em todos os aspectos, incluindo estabilidade de condução e redução de peso adicional, e 2) uma unidade de tração elétrica AWD (sistema de tração integral permanente) recém-desenvolvida que realiza um controle de motor altamente preciso e responsivo, a Honda se esforçará para melhorar a economia de combustível do modelo e:HEV de próxima geração em mais de 10% e avançar ainda mais uma experiência de condução única da Honda, que é de alta qualidade, emocionante e ressonante com todos os sentidos do motorista.

Além disso, para aumentar a competitividade de custo dos modelos HEV, que são o núcleo do negócio automotivo da Honda, a empresa está buscando uma redução de custos adicional, principalmente com componentes-chave, como baterias e motores, com várias iniciativas, incluindo atividades de co-criação com fornecedores, melhoria adicional da eficiência de produção e padronização de mais peças e componentes.

Por meio dessas iniciativas, juntamente com um aumento no volume de vendas, a Honda visa reduzir o custo do sistema híbrido de próxima geração em mais de 50% em comparação com o sistema híbrido instalado em modelos introduzidos em 2018 e em mais de 30% em comparação com o sistema híbrido introduzido em 2023 nos modelos atuais.

No mercado norte-americano, que é o principal campo de batalha para os modelos HEV da Honda, continua existindo uma demanda sólida por veículos de grande porte com interiores espaçosos e alta capacidade de carga. Para atender a essa demanda de forma sustentável, a Honda desenvolverá um sistema híbrido para veículos de grande porte, que apresentará desempenho de condução poderoso, alta capacidade de reboque e alto desempenho ambiental, com o objetivo de aplicar esse sistema híbrido em produtos a serem lançados na segunda metade da década de 2020.

Enquanto aprimora ainda mais a competitividade de seus produtos, a Honda lançará 13 modelos HEV de próxima geração globalmente, ao longo de um período de quatro anos a partir de 2027, para construir uma ampla linha de modelos HEV e capturar a crescente demanda por HEVs no mercado.

 

1-3. Iniciativas para a popularização dos EVs

Devido à recente desaceleração do mercado, a expectativa é que a taxa de vendas de veículos elétricos da Honda em 2030 fique abaixo da meta previamente anunciada de 30%. Diante dessa perspectiva, a Honda está reavaliando sua estratégia e seu plano para veículos elétricos, incluindo planos para a linha de produtos elétricos e o cronograma de investimentos relevantes, incluindo um para construir uma cadeia de valor abrangente para veículos elétricos no Canadá.

Enquanto isso, não há nenhuma mudança na posição da Honda de que os veículos elétricos são a solução ideal para atingir a neutralidade de carbono em veículos de passeio. Portanto, a Honda irá implementar continuamente as iniciativas em andamento para se preparar para a futura transição para veículos elétricos no momento oportuno.

Quanto ao Honda 0 Series, que se tornará o principal pilar da futura divisão de veículos elétricos da empresa, os modelos de primeira geração serão lançados no mercado no próximo ano. Com esses modelos, a Honda oferecerá o valor dos veículos elétricos de passeio (SDVs, sigla em inglês) personalizados para cada usuário por meio de "otimização ultra pessoal", possibilitada principalmente pelo ASIMO OS e AD/ADAS apresentados pela Honda na CES 2025.

Para oferecer funções AD/ADAS ainda mais sofisticadas, a próxima geração dos modelos Honda 0 Series será equipada com a Arquitetura Centralizada de E&E. Além disso, em conjunto com a Renesas Electronics, a Honda desenvolverá um sistema em chip (SoC, sigla em inglês) de alto desempenho, que alcançará um dos melhores desempenhos de IA do setor, com 2.000 TOPS*2 (Sparse, sigla em inglês) e eficiência energética de 20 TOPS/W. Com essas tecnologias, a Honda continuará a aumentar o valor que os SDVs podem oferecer aos seus clientes. Visando o próximo período de popularização dos veículos elétricos, a Honda trabalhará de forma constante para construir uma marca e uma base de negócios de veículos elétricos fortes a longo prazo.

*2Tera Operations Per Second (TOPS) é uma métrica de desempenho de processamento de IA que mede o número de operações que podem ser realizadas por segundo. Baseado em um modelo de IA esparso.

 

1-4. Resumo do realinhamento da estratégia de eletrificação automóvel

A Honda está comprometida em criar um valor novo e único, adequado à era dos produtos de mobilidade inteligentes e eletrificados. Quando o motorista quiser assumir o volante, poderá desfrutar de uma "alegria de dirigir" de alta qualidade e emocionante, exclusiva da Honda. E quando o motorista quiser uma viagem tranquila até o destino, poderá aproveitar o valor dos veículos utilitários esportivos e desfrutar de uma viagem confortável, seja em estradas pavimentadas ou vias expressas. A Honda irá oferecer uma ampla gama de valor experiencial em um único veículo.

Além disso, como um símbolo da transformação do negócio automotivo da Honda, a nova “marca H” será usada não apenas para modelos EV, mas para os principais modelos HEV, começando com os modelos de próxima geração que serão lançados no mercado em 2027 e depois.

 

1-5. Sistemas de produção e aquisição de automóveis

A Honda está se esforçando para adotar uma estratégia de cadeia de suprimentos resiliente que não seja facilmente influenciada por flutuações na demanda — como mudanças entre EVs e HEVs — ou fatores imprevisíveis, como mudanças nas políticas governamentais em diferentes países.

Durante o período de adoção inicial, em que se esperam flutuações na velocidade de popularização dos veículos elétricos, a Honda irá estabelecer um sistema de produção flexível, capaz de otimizar a produção de acordo com a demanda e as estratégias de vendas. Isso será alcançado principalmente com linhas de produção de modelos mistos, capazes de produzir veículos elétricos (EVs) e elétricos híbridos (HEVs). Prevendo o crescimento contínuo nas vendas de HEVs e uma transição para veículos elétricos a médio e longo prazo, a Honda está trabalhando para garantir um fornecimento estável de componentes eletrificados, especialmente baterias, por meio da otimização da capacidade e alocação de fornecimento, incluindo o uso eficaz dos ativos existentes.

Além disso, a Honda estabeleceu cadeias de suprimentos com base em seu compromisso de longa data de "produzir produtos perto do cliente", um conceito de "produção local para consumo local". Além disso, a Honda vem fortalecendo seu sistema de produção flexível, que permite a rápida transferência de modelos de produção entre as unidades produtivas. Esse sistema permite que a Honda ajuste a alocação de produção de forma flexível, de acordo com a demanda. Mantendo o compromisso com a "produção local para consumo local", a Honda continuará a fortalecer suas cadeias de suprimentos para que sejam resilientes a mudanças inesperadas no mercado.

 

2. Iniciativas no negócio de motocicletas

No ano fiscal encerrado em 31 de março de 2025, as vendas de motocicletas Honda atingiram 20,57 milhões de unidades, o que representa aproximadamente 40% do mercado global de motocicletas, estabelecendo um recorde histórico de vendas no ano fiscal em 37 países e territórios. Além disso, espera-se que a demanda por motocicletas cresça ainda mais, especialmente no hemisfério sul, que inclui a Índia, o maior mercado de motocicletas do mundo, onde a população e a sua renda estão aumentando. Espera-se que as vendas em todo o setor cresçam do nível atual de 50 milhões de unidades para 60 milhões de unidades por volta de 2030.

Para atender a essa crescente demanda, a Honda irá oferecer produtos atraentes, adaptados às diversas necessidades dos clientes globais, e também irá otimizar seu sistema de fornecimento de produtos. Além disso, para manter sua posição como líder do setor em iniciativas ambientais, a Honda irá acelerar a eletrificação de suas motocicletas, melhorando a economia de combustível de seus modelos ICE e expandindo a linha de modelos compatíveis com motores flex.

Quanto aos modelos de motocicletas elétricas, em fevereiro deste ano, a Honda iniciou as vendas do Active e: e do QC1, anunciados na Índia no ano passado. Além disso, as vendas do CUV e: e do ICON e:, modelos elétricos para transporte urbano, começaram primeiro na Indonésia, depois no Vietnã, Tailândia e Filipinas. O CUV e: também está programado para ser vendido na Europa e no Japão este ano. No futuro, a Honda irá modular modelos desenvolvidos exclusivamente como modelos elétricos e iniciará a produção em uma fábrica de motocicletas elétricas altamente eficiente e dedicada, que entrará em operação na Índia em 2028, o que permitirá um fortalecimento ainda maior da estrutura de negócios de motocicletas elétricas. Por meio dessas iniciativas, a Honda irá oferecer modelos de motocicletas elétricas mais acessíveis a mais clientes e, no futuro, a Honda se esforçará para capturar a primeira fatia de mercado no setor de motocicletas elétricas também.

Dessa forma, ao lançar continuamente produtos atraentes e construir um sistema de fornecimento eficiente para modelos a combustão (ICE, sigla em inglês) e elétricos, a Honda irá capturar efetivamente a crescente demanda por motocicletas. Como resultado, a longo prazo, o negócio de motocicletas da Honda, incluindo modelos ICE e elétricos, irá estabelecer uma base sólida de lucro, com uma participação de mercado global de 50% e um ROS de mais de 15% no ano fiscal de 2031 (ano fiscal encerrado em 31 de março de 2031).

 

3. Estratégia financeira – melhoria da rentabilidade, reavaliação do investimento de recursos, alocação de capital

Em direção a 2030, a Honda irá melhorar a lucratividade com 1) expansão contínua do negócio de motocicletas, 2) efeitos de redução de custos no negócio de automóveis associados à adoção do sistema e plataformas e:HEV de próxima geração e 3) um aumento nas vendas unitárias de modelos HEV, e continuará progredindo para atingir a meta de ROIC de 10% para toda a empresa no ano fiscal de 2031 (ano fiscal encerrado em 31 de março de 2031).

Quanto ao plano anunciado no ano passado para investir 10 trilhões de ienes em recursos para prosseguir com sua estratégia de eletrificação, a Honda decidiu reduzir o valor do investimento em 3 trilhões de ienes, para um total de 7 trilhões de ienes, durante o período até o ano fiscal de 2031 (ano fiscal encerrado em 31 de março de 2031), com base em sua decisão de adiar o projeto para estabelecer uma cadeia de valor abrangente de EV no Canadá e alterar o cronograma para construir plantas dedicadas à produção de EV.

Em relação às mudanças na alocação de capital ao longo do período de cinco anos a partir do ano fiscal de 2027, considerando a redução no valor do investimento em recursos, a Honda se irá se esforçar para gerar mais de 12 trilhões de ienes em caixa, combinando sua capacidade de gerar caixa de forma estável com seu negócio de motocicletas e um aumento nas vendas de modelos HEV. Quanto à alocação de recursos ao longo do ano fiscal de 2031, embora reduza o investimento relacionado a EVs em 3 trilhões de ienes, a Honda espera um aumento mínimo no investimento relacionado ao negócio HEV. Quanto ao retorno aos acionistas, a Honda manterá a meta previamente anunciada e buscará mais de 1,6 trilhão de ienes.

Ao revisar sua alocação de recursos, respondendo às mudanças do mercado com rapidez e flexibilidade, a Honda irá consolidar seu negócio automotivo, preparando-o para o futuro e, ao mesmo tempo, melhorando sua lucratividade. Somando-se ao forte poder de lucro de seu negócio de motocicletas, a Honda buscará crescimento contínuo, mesmo em condições de mercado incertas. Além disso, a Honda decidiu introduzir o índice de dividendos sobre o patrimônio líquido (DOE, sigla em inglês) como expressão de seu compromisso contínuo de manter o retorno aos acionistas em linha com o crescimento do negócio. Dessa forma, a Honda alcançará crescimento por meio do fortalecimento adicional de sua estrutura de negócios e, ao mesmo tempo, retornos estáveis e contínuos aos acionistas.

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