28/05/2025
Motocicletas

Honda CB 500 Hornet: nova naked resgata icônico nome que combina desempenho, agilidade e estilo urbano


Com design agressivo e muita tecnologia modelo se destaca pelo consagrado motor DOHC bicilíndrico com HSTC (Honda Selectable Torque Control), conjunto óptico dianteiro inédito além de painel TFT de 5”

Sumário

1. Introdução

2. Generalidades do modelo

3. Características principais

4. Preço, cores e garantia

 

1. Introdução

Na história da Honda as motocicletas de 500 cc sempre tiveram um lugar de destaque. A CB 500F – lançada no Brasil cerca de uma década atrás – foi uma genuína herdeira desta estirpe. Bom desempenho e agilidade digna de motocicleta esportiva tornaram o modelo uma unanimidade. 

A Honda CB 500F criou uma nova geração de motociclistas, que através dela ingressaram no mundo da alta cilindrada, muitos deles vindos de bem sucedidas experiências com as Honda de motores monocilíndricos, leves e voltadas à um uso no qual a economia, e não a esportividade, foi priorizada no projeto.

Além de perfeita para os mais jovens, a CB 500F também foi escolha precisa de muitos motociclistas experientes, admiradores de esportividade, mas também de seu baixo peso, simplicidade mecânica e economia. 

Sucessivamente modernizada através de diversas gerações, a CB 500F no decorrer de sua trajetória de sucesso incorporou itens que confirmaram seu status de motocicleta de alta tecnologia, como a suspensão dianteira invertida SFF-BP e o par de discos dianteiros com pinças de fixação radial.

Agora, a CB 500F alcança o que pode ser considerado seu ápice técnico e estilístico, e assim se torna merecedora de resgatar o lendário nome Hornet, desde sempre indicativo de modelos especiais, destinados a motociclistas também especiais.

2. Generalidades do modelo

Primeira integrante de uma nova família de motos com o lendário nome Hornet, a CB 500 Hornet traz o consagrado motor bicilíndrico em uma ciclística leve e ágil. O resultado é uma moto fácil de pilotar, com excelente maneabilidade e custo de manutenção reduzido, que tanto pode ser utilizada no dia a dia como em viagens rodoviárias, além de ser perfeita para a pilotagem esportiva.

A fórmula da Honda CB 500 Hornet privilegiou o visual agressivo e elementos que a colocaram em um novo patamar de tecnologia, com destaque para o HSTC – Honda Selectable Torque Control, importante aliado para a segurança. Itens de grande modernidade como o painel TFT de 5 polegadas definem um genuíno upgrade, evidenciado por formas agressivas que conferem à CB 500 Hornet o status de motocicleta premium.

Quanto à parte ciclística, vale citar a suspensão dianteira Showa SFF-BP invertida com novo ajuste, aperfeiçoamento que mirou também o sistema Pro-Link da suspensão traseira, e a frenagem ABS de dois canais com pinças de freio de fixação radial atuando em dois discos.

3. Características principais

  1. Design & aspectos práticos
  • Aerodinâmica aperfeiçoada para maior estabilidade
  • Painel inédito TFT de 5 polegadas
  • Novo conjunto óptico dianteiro

Inspirado no DNA streetfighter de suas “irmãs” CB 750 Hornet e CB 1000 Hornet, o visual agressivo da CB 500 Hornet foi impulsionado pela filosofia de design "Digital Dynamism". O formato sinuoso da dianteira à traseira oferece contraste entre o volume formado pelo protuberante tanque de combustível e carenagem frontal e a silhueta fina do assento, laterais e rabeta.

O desenho agressivo não dispensa a funcionalidade, com a carenagem frontal incorporando dutos laterais que canalizam o fluxo de ar para a área superior do tanque de combustível. Este requinte aerodinâmico contribuiu para uma sensação de maior estabilidade na condução em velocidades elevadas. O novo design do farol de LED proporciona distribuição de luz mais ampla, melhorando a visibilidade especialmente em curvas.

O painel TFT colorido de 5 polegadas, herdado da CB 1000R, oferece alta visibilidade mesmo sob luz solar intensa e é personalizável, permitindo escolher entre diferentes padrões de exibição das informações. O guidão bicônico e o banco posicionado a 789 mm do solo se combinam com perfeição com as pedaleiras, resultando em uma posição de pilotagem adequada para pilotos de qualquer estatura. O reservatório de combustível tem 17,1 litros.

3.2 Motor

  • Motor bicilíndrico paralelo DOHC com 8 válvulas
  • Câmbio de seis marchas
  • Embreagem assistida e deslizante
  • HSTC – Honda Selectable Torque Control

O motor bicilíndrico paralelo de 471 cc e 8 válvulas, arrefecido a líquido, oferece um grande equilíbrio entre dimensões externas e potência máxima, de 49,6 cv a 8.500 rpm. Tem um caráter agressivo em alta rotação, proporcionando forte aceleração. O elevado torque de 4,50 kgf.m a 7.000 rpm é garantia de condução suave em uso urbano.

A adoção do sistema HSTC eliminou o eventual risco de perda de aderência da roda traseira em aceleração, o que contribui para o aumento na confiança do condutor durante a pilotagem, especialmente em uso esportivo. O sistema funciona comparando a velocidade da roda dianteira com a traseira, e ao detectar diferença age no sistema de injeção de combustível para reduzir suavemente o torque. Se desejado, o HSTC pode ser desativado completamente.

A injeção de combustível PGM-FI otimiza o desempenho robusto nas faixas de baixa e média rotação, proporcionando agilidade e uma sensação de aceleração intensa em vias urbanas. Já em altas rotações, o motor entrega uma elevação suave e progressiva do giro. O silenciador possui dois tubos de saída, conferindo um toque esportivo a cada pulso e um ronco estridente em altas rotações.

O motor é componente estrutural para complementar a rigidez do chassi, e está conectado ao quadro por quatro pontos de ancoragem. O câmbio de seis marchas é gerenciado por uma embreagem assistida/deslizante, eliminando a tendência de perda de aderência da roda traseira em reduções bruscas de marcha.

3.3 Ciclística

  • Discos de freio dianteiros com pinças de fixação radial
  • Suspensão dianteira Showa SFF-BP de 41 mm
  • Suspensão traseira Pro-Link regulável
  • Rodas de alumínio de baixo peso

O chassi de tubos de aço tipo diamond se caracteriza pela grande resistência e leveza, e permite ao piloto o conveniente feedback durante a condução. Os quatro pontos de ancoragem do motor ao chassi, além de elevar a rigidez do conjunto, resultam em vibrações ao mínimas. A distância entre eixos é de 1.409 mm, o percentual de distribuição de peso entre dianteira e traseira é de 50%-50% O peso seco é de 175 kg.

A CB 500 Hornet se vale de uma suspensão dianteira Showa invertida de 41 mm do tipo SFF-BP, com funções de amortecedor e molas separadas em cada bengala. Na traseira, o conjunto mola-amortecedor vinculado ao sistema Por-Link tem regulagem na pré-carga da mola (cinco níveis). A balança de suspensão traseira é de aço.

Os dois discos dianteiros de 296 mm contam com cálipers Nissin de quatro pistões e fixação radial, enquanto o disco traseiro tem 240 mm e pinça de pistão simples. As rodas tem 5 raios em Y, com a dianteira de 3,5 polegadas calçada com pneu 120/70-ZR17 e a traseira de 4,5 polegadas com pneu 160/60-ZR17.

4. Preço, cores, garantia

A Honda CB 500 Hornet estará disponível na rede de concessionários Honda a partir de junho. A garantia é de 3 anos, sem limite de quilometragem, mais Honda Assistance com serviço gratuito por todo o período da garantia do produto. A cobertura abrange Brasil, Chile, Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia. O intervalo de manutenção é de 6.000 quilômetros ou 6 meses após a primeira revisão, que deve ocorrer com 1.000 quilômetros ou 6 meses. 

A Honda CB 500 Hornet 2026 estará disponível nas seguintes opções de cores: Vermelho, Preto Perolizado e Branco Perolizado. O preço público sugerido, base São Paulo/SP, que não inclui despesas com frete ou seguro, é de R$ 43.040,00.

Press Kit
Download

Avisos importantes

1. Este site utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação e oferecer a você um conteúdo personalizado sobre nossos produtos e serviços. Ao continuar navegando, consideramos que você está ciente de nossa Política de Privacidade. Para mais informações, clique aqui.

2. Fique atento a fraudes envolvendo ofertas e promoções de produtos ou serviços Honda, procure uma concessionária autorizada ou nossos canais oficiais, para saber mais clique aqui